Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Entrevista exclusiva sobre o panorama do empreendorismo no Brasil


O Pensando Grande conversou com um dos maiores especialistas em empreendedorismo do país, Prof. José Dornelas, atualmente professor de cursos de MBA da FIA – Fundação Instituto de Administração, na USP – Universidade de São Paulo, sócio da Empreende, consultoria especializada no tema e autor de diversos livros como Empreenda antes dos 30Empreenda quase sem dinheiroComo conseguir investimentos para o seu negócioPlanos de Negócios que Dão Certo, o best-seller nacional Empreendedorismo, transformando idéias em negócios, entre outros. O especialista está prestes a lançar mais um livro, Criação de novos negócios, e nesse bate papo compartilhamos algumas das principais tendências do empreendedorismo, dicas para pequenos empresários e reflexões do autor.
O número de empreendedores por oportunidade, ou seja, de empresários que enxergam um nicho e investem, está crescendo cada vez mais no Brasil. Quais motivos levaram a este cenário?
Nos últimos anos, é fato, o empreendedorismo por oportunidade tem prevalecido em relação ao de necessidade (empreendedores que investem em um negócio por não encontrarem espaço no mercado de trabalho, por exemplo). Na economia, as perspectivas são de crescimento para os próximos anos, o mercado brasileiro tem crescido e com isso os empreendedores brasileiros têm tido suas oportunidades aumentadas.
Isso se deve também a uma mudança no perfil nos empreendedores?
Há, sim, uma mudança de perfil. Vemos empreendedores mais jovens, de 20 a 35 anos, que querem fazer o seu próprio caminho, e estão focando em alavancar o seu negócio.
Algumas pessoas nascem com perfil empreendedor enquanto outras não? Ou todos podem empreender com sucesso?
Eu publiquei um livro em 2007, Empreendedorismo na Prática, com uma pesquisa bem intensa sobre o empreendedor brasileiro. Tentamos mapear quais são as características mais demandadas para um empreendedor e quais são as características que se sobressaem. Daí a dizer que você precisa ser isso ou aquilo é outra questão. Uma pessoa pode descobrir suas fraquezas e pontos fortes e trabalhar em cima disso. Algumas características podem ajudar, normalmente empreendedores são visionários, mas isso não garante o sucesso. Fazer testes não significa nada. São apenas indicativos. O que um empresário precisa  fazer é adquirir conhecimentos para desenvolver suas atividades. Tem muitas atividades que influenciam nesse processo. Seria leviano afirmar que há um gene empreendedor que determina a existência dessa característica, ou não em determinadas pessoas.
Um empresário que deseja empreender deve ficar atento a quais indicadores de mercado?
Primeira coisa que precisa ser feita por esse empresário é responder à pergunta: “o que não está sendo bem atendido no mercado?”. Às vezes você se depara com problemas de consumidor, serviços mal feitos, e acaba descobrindo gaps, lacunas não preenchidas. A segunda atividade é mensurar o tamanho dessa oportunidade. Será que o mercado é grande? Está crescendo? Há realmente o potencial de criar o negócio e ganhar dinheiro?
Que diferentes mercados estão em crescimento hoje em dia?
Muitos mercados estão sendo criados. Sustentabilidade é a palavra chave. O empreendedor está atendendo mercados que antigamente não se falava, tem que ficar atento e usar sua lógica e a razão. Qualquer tipo de negócio tem que pensar em ser sustentável antes de criar novos produtos e atender novos mercados. Pensar de forma diferente. Esse mercado tem muito potencial. O empreendedor tem que entender que o consumidor final está preocupado com isso.
Qual a importância de ter um bom plano de negócios para um empreendedor?
Na verdade, se ele já chegou à conclusão que precisa de um plano de negócios, o primeiro passo é tirar uma fotografia da empresa. Um plano de negócio é um guia, um mapa, um planejamento da empresa que vai ajudá-lo a atingir o seu objetivo. Tem que pensar questões estratégicas, operacionais e de marketing. Com isso se espera que a empresa cresça e que o plano de negócios funcione como uma bússula, um instrumento de gestão.
Atualmente, quais são as principais demandas das pequenas e médias empresas?
A maioria delas busca uma consultoria de planejamento de negócios com o objetivo de conseguir soluções financeiras mais eficazes para suas empresas. Muitas vezes os empresários não possuem dinheiro e buscam informações sobre como aumentar seus lucros. Na consultoria Empreende nós os auxiliamos a fazer um planejamento mais estruturado. Muitos nos procuram sem saber o que precisam. Nós os ajudamos a ter uma visão mais ampla sobre os mercados que podem atuar.
Qual será seu próximo livro e quais questões serão abordadas?
Estamos lançando um livro agora que é uma adaptação “Criação de novos negócios”, vamos lançar em um seminário internacional de empreendedorismo. O livro é justamente adaptado para a realidade brasileira. Como criar novos negócios aqui, com viés global. Não podemos nos limitar ao Brasil como horizonte, por que não pensar globalmente? Essa é a ideia do livro. Mostrar esses caminhos.
E quais são esses caminhos?
Entre outras coisas, a visão do empreendedor tem que ser uma visão maior. Não uma empresa de estilo de vida apenas. O empreendedor tem que ser ambicioso, tem que ousar. Com isso ele muda o país, sua região. Não ter medo de ganhar dinheiro. Tem que pensar como crescer no mercado global. Ele tem que criar vantagens competitivas e tem que entender as alternativas financeiras que existem hoje no Brasil. Entender como equacionar isso. O livro acaba sendo uma bíblia. Ele é bem completo. Desde a ideia até a implantação do negócio e gestão do negócio. Como tratar o futuro como empreendedor. Sempre tem um futuro novo que você pode buscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário